Jerônimo Rodrigues pede à Petrobras área em Maragogipe para canteiro da Ponte Salvador-Itaparica - SAJ ACONTECE

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Jerônimo Rodrigues pede à Petrobras área em Maragogipe para canteiro da Ponte Salvador-Itaparica


Foto: Reprodução/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), encaminhou um ofício à presidente da Petrobras, Magda Chambriard, solicitando a cessão de um terreno da estatal na Baía de Todos-os-Santos para servir como canteiro de obras da Ponte Salvador-Itaparica. A área em questão tem 450 mil m² e está localizada em São Roque do Paraguaçu, distrito de Maragogipe.

Segundo o documento, ao qual o portal Aratu On teve acesso, o espaço desativado oferece condições logísticas consideradas “altamente favoráveis” e infraestrutura capaz de garantir “ganhos de escala e eficiência” para a execução da ponte, que será a maior obra de mobilidade do estado.

Histórico do terreno

O local funcionava como canteiro da Petrobras para apoio à exploração de petróleo e gás em águas rasas, até 150 metros de profundidade. Desde 2018, está sem uso. O espaço fica ao lado do Estaleiro Enseada, que enfrentou recuperação judicial após a Operação Lava Jato, mas retomou atividades em 2024. Atualmente, a Petrobras avalia qual será a destinação do imóvel.

Negociações e próximos passos

As tratativas começaram em setembro do ano passado, em reunião entre Jerônimo, Magda Chambriard e o deputado estadual Radiovaldo Costa (PT). Agora, o governador deve discutir o projeto também com o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União). O encontro está marcado para esta quarta-feira (27).

Enquanto a decisão sobre o terreno não é anunciada, o governo estadual segue avançando no processo de desapropriação das áreas que vão receber as estruturas de acesso da ponte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system