Prefeitura de Santo Antônio de Jesus celebra consolidação do município como um dos menores índices de insegurança alimentar da Bahia - SAJ ACONTECE

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Prefeitura de Santo Antônio de Jesus celebra consolidação do município como um dos menores índices de insegurança alimentar da Bahia



_Ações coordenadas intersetorialmente levaram o município ao índice de apenas 0,1% dos domicílios em risco, Segundo Ministério da Saúde_


A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), celebra consolidação do município como um dos menores índices de insegurança alimentar da Bahia. Em um trabalho multisetorial, a cidade alcançou um dos menores índices do estado, segundo dados da planilha TRIA Brasil, do Ministério da Saúde, que analisou o período de novembro de 2023 a maio de 2025.


Enquanto o índice médio de insegurança alimentar na Bahia é de 11%, Santo Antônio de Jesus apresenta um percentual de apenas 0,1% de domicílios em risco, ocupando a segunda posição entre os municípios com menor vulnerabilidade alimentar do estado. 


Este resultado é fruto de políticas públicas integradas e ações estratégicas voltadas à proteção social e à segurança alimentar da população, através de um conjunto de estratégias realizadas de forma conjunta e coordenada entre as Secretarias de Assistência Social (SMAS), Educação (SME) e Saúde (SMS), incluindo programas de transferência de renda e benefícios eventuais, além do acompanhamento contínuo do CRAS através do Serviço de Proteção, Atendimento Integral à Família (PAIF), o Programa de Aquisição de Alimentos  (PAA) da Agricultura Familiar que já beneficiou mais de 11 mil pessoas com kits de alimentos, a distribuição de mais de 26 mil refeições diárias nas escolas da rede municipal, ofertando até quatro refeições por aluno, a implementação de creches e escolas em tempo integral, a Implantação do Centro POP, com oferta de mais de 2 mil refeições por mês, além de diversos serviços para população em situação de rua e o apoio de entidades sem fins lucrativos que realizam ações com objetivo de promover segurança alimentar.


De acordo com os dados apresentados, a cidade possui uma população estimada de 109.267 pessoas, com 23.888 domicílios avaliados pela TRIA. Destes, apenas 30 foram identificados em risco de insegurança alimentar, o que representa 0,126% dos domicílios. Ao todo, 113 pessoas vivem nessas residências, evidenciando o impacto positivo das ações da gestão municipal na promoção do bem-estar social.


O poder executivo municipal reitera o seu compromisso em seguir trabalhando de forma conjunta para que estes índices sigam em curva acentuada de melhora, até que nenhum santoantoniense esteja em situação de insegurança alimentar. 


_*SECOM PMSAJ*_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system